Um ataque à embaixada da Rússia em Cabul, no Afeganistão, deixou ao menos 2 diplomatas mortos nesta 2ª feira (5.set.2022). Segundo informações preliminares, um homem teria ativado uma bomba, próximo à entrada da embaixada, que deixou ao menos 6 mortos e 10 feridos, segundo o Ministério das Relações Exteriores da Rússia e autoridades afegãs. As informações são da Reuters.

O atentado é o 1º desde quando o Talibã assumiu o poder no país. De acordo com autoridades da polícia afegã, guardas armados atiraram no autor do ataque enquanto ele se aproximava da embaixada, mas não impediu que a bomba fosse ativada.

Foram 6 mortos, sendo 2 funcionários da embaixada e 4 afegãos ainda não identificados. Nenhum grupo assumiu a autoria do atentado.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia lamentou o ataque e afirmou que trabalha com a Polícia Nacional do Afeganistão para investigar a autoria do ato.

“Em 5 de setembro, às 10h50, horário de Cabul, um terrorista não identificado ativou um dispositivo explosivo nas imediações da entrada do Departamento Consular da Embaixada da Rússia em Cabul. A explosão matou dois funcionários da missão diplomática; há vítimas entre os cidadãos do Afeganistão também”, diz trecho da nota.

No Twitter, a missão da ONU (Organização das Nações Unidas) no Afeganistão também condenou o ataque.

PODER 360