Porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov

O Kremlin alertou nesta 2ª feira (5.ago.2022) que as relações entre Moscou e Londres podem se deteriorar depois da troca de governo do Reino Unido.

Elizabeth Truss foi eleita a nova premiê. Ela recebeu 81.326 votos (57,4%) contra 60.399 do ex-ministro das Finanças Rishi Sunak (42,6%).

De acordo com a agência de notícias Reuters, a Rússia vê com pessimismo a vitória de Truss e já a olhava com desconfiança mesmo antes das eleições.

Eu não gostaria de dizer que as coisas podem mudar para pior, porque é difícil imaginar algo pior”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, quando perguntado pelo jornal digital Independent se Moscou esperava alguma mudança nas relações com o Reino Unido.

“Mas isso não pode ser descartado, uma vez que os candidatos ao cargo de primeiro-ministro britânico competiram entre si em retórica anti-russa, em ameaças de tomar mais medidas contra nosso país e assim por diante“, completou Peskov.

Segundo o jornal, Truss é conhecida principalmente na Rússia por uma visita que fez a Moscou em fevereiro. Na ocasião, ela e o ministro das Relações Exteriores Sergei Lavrov tiveram um diálogo tenso.

De acordo com um jornal russo, Truss disse durante a reunião que o Reino Unido nunca reconheceria a soberania de Moscou sobre duas cidades russas, Rostov e Voronezh. Ela teve que ser corrigida por seu embaixador.

LIZ TRUSS

Truss atuou como ministra de Relações Exteriores do Reino Unido e ministra da Mulher. É a 3ª premiê mulher da história do Reino Unido, depois de Margaret Thatcher e Theresa May.

Truss afirmou que fez a campanha para a escolha do novo premiê como “conservadora” e governará “como uma conservadora”. Disse ainda que entregará “um plano ousado para cortar impostos” e fazer a economia britânica crescer.

“Vou responder à crise energética, lidando com as contas de energia das pessoas, mas também lidando com as questões de longo prazo que temos sobre o fornecimento de energia”, disse.

Um dos desafios da nova líder britânica será conter o preço médio das contas de energia residencial no Reino Unido.

Segundo dados da consultoria Auxilione, o preço médio das contas de eletricidade e gás somados deve aumentar de £1.970 em abril de 2022 para £3.576 até o início de outubro do mesmo ano, uma alta de 87.06%. Em janeiro de 2023, este valor deve chegar a mais de £4.704.

Em seu discurso desta 2ª feira (5.set), Truss cumprimentou seu rival na disputa, Rishi Sunak, e agradeceu o ex-premiê Boris Johnson. “Boris você conseguiu fazer o Brexit. Você esmagou Jeremy Corbyn [líder da oposição no Parlamento britânico]. Você lançou a vacina. E você enfrentou Vladimir Putin. Você foi admirado de Kiev [capital da Ucrânia] a Carlisle [cidade no norte da Inglaterra], disse.

Afirmou ainda que as crenças do partido estão “na liberdade, na capacidade de controlar sua própria vida, nos impostos baixos e na responsabilidade pessoal”. Segundo a conservadora, é por isso que o Partido Conservador britânico ganhou em 2019. “Como líder do partido eu pretendo entregar o que prometemos”, disse.

A nova primeira-ministra deve assumir o cargo na 3ª feira (6.set), quando tem um encontro marcado com a rainha Elizabeth 2ª no castelo de Balmoral, na Escócia. Boris Johnson deve entregar oficialmente sua carta de demissão na Escócia nesta 2ª feira (5.set).

Em seu perfil no Twitter, Johnson parabenizou Truss. “Eu sei que ela tem o plano certo para enfrentar a crise do custo de vida, unir nosso partido e continuar o grande trabalho de unir e elevar nosso país. Agora é a hora de todos os conservadores apoiá-la 100%”, disse.