Os planos de recursos hídricos das bacias hidrográficas litorâneas da Paraíba estão em uma nova fase: a divulgação dos resultados preliminares do diagnóstico realizado pela empresa contratada pelo Governo do Estado. O estudo será apresentado para moradores de Pedras de Fogo, nesta quarta-feira (14), e na cidade de Mamanguape, na sexta-feira (16).

O evento, organizado pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), será aberto ao público e, após as apresentações, serão realizadas as primeiras rodadas de consultas públicas. Neste momento, os participantes poderão contribuir com a gestão participativa das águas propondo ajustes ao estudo que está sendo realizado. Já estão confirmadas as presenças de representantes dos comitês dos litorais norte e sul, além de técnicos da empresa responsável pelos estudos.

Em Pedras de Fogo, o evento será realizado no auditório da Secretaria de Educação, na Rua Manoel Alves, número 145, no centro da cidade. Em Mamanguape, a apresentação será no auditório da Escola Técnica Estadual, localizada na avenida Aluísio Alves Pereira, sem número, no bairro Areial.

O objetivo dos planos de recursos hídricos das bacias hidrográficas litorâneas da Paraíba é produzir um instrumento que permita o gerenciamento efetivo dos recursos hídricos da área estudada. Seguindo as normas da Política Nacional de Recursos Hídricos, o plano considera aspectos sociais, econômicos e ambientais, de modo a garantir o seu uso múltiplo, racional e sustentável.

 

PBGOV