Antes do anúncio, o governo britânico estimou tempo de espera na fila de 14 horas

O governo do Reino Unido interrompeu o acesso à fila para o público ver o caixão da rainha Elizabeth 2ª às 9h50 (5h50 no horário de Brasília) desta 6ª feira (16.set.2022).

Segundo o governo, o tempo de espera para conseguir ver o caixão da monarca é de 14 horas.

No Twitter, o Departamento de Cultura britânico pediu às pessoas para não tentarem entrar na fila até a reabertura, prevista para às 16h (12h no horário de Brasília). “Lamentamos qualquer inconveniente. Por favor, não tente entrar na fila até que ela seja reaberta”, diz a publicação.

Além disso, em outra publicação, o departamento afirmou que a fila preferencial também atingiu a capacidade máxima às 8h13 (4h13 no horário de Brasília) desta 6ª feira (16.set).

O acesso ao ponto de partida da fila é em Southwark Park, há 2,6 quilômetros de Westminster Hall, sede do Parlamento britânico, e local onde o caixão da monarca está exposto para o público prestar suas homenagens à rainha. A espera se estende por 8 quilômetros.

No entanto, apesar do anúncio, alguns portões ainda estavam abertos e as pessoas continuaram a entrar em Southwark Park. Segundo o jornal The Guardian, a entrada oeste do parque foi fechada às 12h05 (8h05 no horário de Brasília).

A confusão de informações entre o policiamento responsável por monitorar as entradas fez com que a multidão formasse uma fila secundária para acessar a fila oficial assim que ela for liberada ao público.

Espera-se que na noite desta 6ª feira (16.set) e na noite de sábado (17.set) haja outra interrupção no fluxo de pessoas que passam pelo Westminster Hall, momentos em que a família real estará em vigília.

Nesta 6ª feira (16.set), o rei Charles 3º, a princesa Anne e os príncipes Edward e Andrew ficarão nos 4 cantos do caixão para uma vigília de 15 minutos. No sábado (17.set), o processo será o mesmo, mas com os netos da rainha.

PODER 360