A trajetória de dedicação da enfermeira Maria de Lourdes, contribuindo para a qualidade da assistência na Maternidade Frei Damião – pertencente à rede estadual de saúde, mesmo nos contextos mais adversos, foi reconhecida pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem com a entrega do prêmio Anna Nery, a honraria máxima dos conselhos. A solenidade de entrega da comenda, aconteceu durante a realização do 24º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), realizado esta semana no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

“É uma alegria muito grande para nós, enquanto profissionais da enfermagem, ver uma colega de profissão sendo homenageada e reconhecida pelo seu trabalho. Enquanto participante da equipe de profissionais dessa unidade saúde, a alegria não podia ser diferente. Parabéns a essas profissionais que representam tão bem sua categoria e também nossa Frei Damião, me orgulho de vocês”, disse a diretora geral da Maternidade Frei Damião, Selda Gomes.

“Para mim, foi muito gratificante receber esse prêmio, pois eu não esperava, até porque tinha muita gente inscrita. Foi uma surpresa muito grande e eu estou muito honrada e agradecida em poder representar a enfermagem da Paraíba.   Estou muito feliz por este reconhecimento e quero deixar aqui o meu agradecimento de coração à Maternidade Frei Damião, na pessoa da diretora geral Selda e da diretora administrativa Rosângela Guimarães”, comemorou a enfermeira Maria de Lourdes.

Letícia Pamella de Araújo Silva, chefe do Núcleo de Enfermagem, explicou que o Prêmio Anna Nery é a honraria máxima concedida pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais a profissionais que tenham se destacado e contribuído de forma relevante para o desenvolvimento da Enfermagem brasileira.

“Maria de Lourdes, enfermeira com 68 anos de idade e 44 anos de profissão, atuou de forma direta e ativa durante toda vigência da pandemia do Covid-19 e segue desempenhando suas atividades na Maternidade Frei Damião com muito vigor e empenho, contribuindo intensamente com a categoria, sendo um exemplo para todos os profissionais de amor a profissão e comprometimento com a assistência humanitária. É uma felicidade imensurável poder ver o reconhecimento do trabalho dessa guerreira e da Maternidade Frei Damião representando a enfermagem paraibana no 24° congresso dos conselhos de enfermagem no estado do Ceará”, comentou  Letícia Pamella.

SOBRE O EVENTO: O tema deste ano é “Valorização e Reconhecimento da Enfermagem: política, inovação e autonomia”, com 3 eixos temáticos diversos: Inovação das práticas de cuidado; Dimensão ético política nas práticas profissionais; e Tecnologias e comunicação na formação de Enfermagem.

O Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) é o maior evento científico anual da área de Enfermagem na América Latina. O CBCENF teve intensa programação, com mesas redondas, palestras, lançamentos de livros, apresentação de trabalhos e experiências exitosas. O Congresso recebe, ainda, encontros de gestão dos Conselhos de Enfermagem e eventos simultâneos.

 

PBGOV