O bolsonarismo pode chegar em 2024 congestionado de candidatos a prefeito de João Pessoa. É que o prefeito Cícero Lucena (PP) decidiu está cogitando anunciar apoio à candidatura do presidente Jair Bolsonaro neste segundo turno das eleições.

Aconselhado por assessores e amigos, Cícero teria decido mandar realizar uma pesquisa qualitativa para avaliar a reação dos pessoenses ao possível anúncio de apoio a Bolsonaro. O levantamento estaria em curso e o relatório seria apresentado ainda no decorrer da semana em curso.

A decisão do prefeito atenderia ao movimento da campanha de Bolsonaro de atrair apoios de gestores das Capitais. Do lado de Cícero, sairia do armário sua posição mais conservadora, contida no primeiro turno pela candidatura totalmente bolsonarista de Nilvan Ferreira e a necessidade de preservar o governador João Azevedo da presença de defensores da candidatura de Bolsonaro em seu palanque no primeiro turno. Cícero sempre teve o PT como adversário em história política na Paraíba.

Se decidir apoiar Bolsonaro, Cícero gostaria de demonstrar força política e pode ser seguido por pelo menos 18 vereadores de sua bancada na Câmara Municipal.

O prefeito Cícero Lucena, se manifestar apoio ao presidente da República, deverá também anunciar a criação de um comitê Bolsonaro/João, uma vez que manterá a aliança com o governador João Azevedo e o compromisso com a reeleição do socialista.

Pelo que se informa, o prefeito Cícero Lucena estaria vivendo um dilema em relação às eleições presidenciais e seu futuro político. A situação não deixa de ser complicada. Uma derrota do governador em João Pessoa poderá comprometer sua reeleição em 2004. Por isso, ele se obriga a trabalhar para tentar reverter os resultados do primeiro turno, mas não gostaria de apoiar o ex-presidente Lula e o PT.

Seja qual for o resultado das eleições nacionais, não será fácil conciliar o interesse dos bolsonaristas pela Prefeitura da Capital em 2024. Além de Nilvan Ferreira (PL), o candidato natural da corrente liderada por Bolsonaro, existe, já anunciada, a candidatura do deputado Walber Virgulino, e presume-se que o Pastor Sérgio também tenha interesse em disputar a Prefeitura da Capital. Cícero pode tentar vir por cima, ou seja, com o apoio direto de Bolsonaro.

 

t5