Reprodução

No dia 15 de outubro é celebrado o Dia dos Professores. A data homenageia e relembra a importância dos educadores para sociedade, pois são eles os responsáveis por instruir e formar os cidadãos das próximas gerações.

Além de enaltecer o trabalho dos professores, esse dia também ressalta como a educação é essencial para a formação de cada indivíduo. Afinal, o conhecimento está presente em todas as etapas da vida. É por meio dele que as transformações sociais ocorrem.

Para você compreender um pouco mais sobre a importância da educação, selecionamos 5 filmes que falam sobre o tema. Confira!

1. A sociedade dos poetas mortos 

Filme ‘A sociedade dos poetas mortos’(Imagem: Reprodução digital/Walt Disney Studios Motion Pictures, Warner Bros. Pictures)

Dirigido por Peter Weir, o filme que estreou no cinema em 1989 é um clássico sobre o tema. Ganhador do Oscar na categoria ‘Melhor Roteiro’, o longa norte-americano conta a história do professor de inglês John Keating (Robin Williams), que começa a trabalhar em uma escola preparatória de meninos conhecida por ser extremamente tradicional.

Utilizando métodos nada convencionais, o professor tenta driblar o conservadorismo da escola e a imposição dos pais enquanto incentiva os alunos a seguirem seus sonhos e superarem a timidez. Assim, com a ajuda de John, os estudantes aprendem a contestarem pensamentos e desenvolvem a opinião crítica.

Onde assistir: Star+.

2. O sorriso de Monalisa 

Filme ‘O sorriso de Monalisa’(Imagem: Reprodução digital/Sony Pictures Motion Picture Group)

Com Julia Roberts como protagonista, o filme conta a história da estudante recém-formada Katherine Watson, contratada para lecionar história da arte na prestigiada Wellesley College, uma escola só para mulheres. Enquanto dá aulas, ela percebe que as alunas estão imersas em um sistema machista e fadadas a desperdiçarem os seus talentos. Por isso, a professora decide confrontar o sistema e inspirar as meninas a mudarem de vida e se tornarem líderes de suas próprias vidas. Por causa disso, ela enfrenta importantes desafios.

Onde assistir: YouTube, Apple TV, Google Play Filmes.

3. Escritores da liberdade

Filme ‘Escritores da liberdade’(Imagem: Reprodução digital/Paramount Pictures)

Baseado em fatos, o filme conta a história da professora recém-formada Erin Gruwell (Hilary Swank), uma jovem idealista que começa a ensinar em uma escola de bairro pobre e dominada pela violência. Com alunos rebeldes, sem vontade de aprender e com os constantes conflitos raciais, a professora tem o desafio de fazer com que eles tenham interesse pelo estudo e confiem em si mesmos.

Assim, a educadora aposta em métodos diferentes de ensino, como a escrita, para incentivar os estudantes a escreverem sobre as próprias histórias e se expressarem. A história também ressalta como a educação pode transformar vidas e mostra a importância dos vínculos sociais em sala de aula.

Onde assistir: YouTube, Apple TV, Google Play Filmes.

4. O menino que descobriu o vento 

Filme ‘O menino que descobriu o vento’(Imagem: Reprodução digital/Netflix)

Com direção de Chiwetel Ejiofor, premiado como ‘Melhor Diretor’, a produção é baseada em fatos. O filme narra a história de William Kamkwamba, um jovem do Malawi que vê na escola um caminho para mudar a vida de seus familiares e amigos.

Sempre esforçado e em busca de novos conhecimentos, o menino elabora pesquisas na biblioteca do vilarejo e inventa um inovador sistema de irrigação a base de energia eólica, assim, ele ajuda o vilarejo em que mora a superar a pobreza e as dificuldades diárias.

Onde assistir: Netflix.

5. Efeito pigmaleão 

Filme ‘Efeito pigmaleão’(Imagem: Reprodução digital/Netflix)

Para os amantes do gênero drama e comédia, o filme ‘Efeito pigmaleão’ aborda de forma inovadora os desafios escolares. Narrando a história da supervisora escolar Samia (Zita Hanrot), o longa-metragem mostra como as dificuldades do dia a dia também podem afetar a vida dos professores, que, em alguns casos, desistem de suas turmas e param de acreditar na educação.

Porém, Samia é persistente e tem como desafio disciplinar não somente os alunos como os professores, mostrando que por meio do ensino que realidades podem ser transformadas, enquanto ela enfrenta as próprias dificuldades.

 

Jovem Pan