Após criteriosa seleção, por meio de Edital, a Diretora de Meio Ambiente representou o município de Lagoa de Dentro e o Estado da Paraíba em um treinamento sobre Resíduos Sólidos na Suécia.

Durante o curso que ocorreu de maneira  dinâmica, Marcilene, esteve recebendo um treinamento no Ministério de Meio Ambiente Sueco. A Suécia é referência mundial em sustentabilidade e gestão de resíduos sólidos.

Além de realizar visitas in loco em consórcios, plantas de reciclagem de vidro, reciclagem de plástico, foi possivél conhecer um “shopping de segunda mão”, que funciona como um shopping comum no Brasil, mas vendendo objetos usados, incentivando o consumo consciente e o reapreoveitamento de objetos que seriam descartados no lixo, poluindo o meio ambiente, além de muitas aulas teóricas.

Os participantes desse curso, que foram criteriosamente selecionados, participaram de um jantar de cortesia do Ministério de Meio Ambiente Sueco.

Lagoa de Dentro foi a única cidade da Paraíba selecionada para participar da capacitação oferecida por profissionais da agência ambiental da Suécia (SEPA), sobre técnicas para disposição de resíduos.

O Programa de Treinamento sobre Estratégias Municipais de Gestão Integrada de Resíduos, é realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) em parceria com a consultoria MILAV e a Agência de Proteção Ambiental da Suécia.

A primeira etapa do treinamento Estratégias Municipais de Gestão Integrada de Resíduos ocorreu em São Paulo, de 24 a 27 de maio deste ano. O curso é uma iniciativa da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) em parceria com a Agência de Proteção Ambiental da Suécia (Sepa, na sigla em inglês) e a consultoria MILAV.

Na segunda etapa, realizada na Suécia de 10 a 14 de outubro, os participantes conheceram os modelos de gestão e de gerenciamento de resíduos sólidos adotados no país, compreenderam as responsabilidades do poder público e do setor privado e discutiram o financiamento dos serviços.

A próxima etapa será em Brasília e já tem data marcada para acontecer, ao término deste curso, o município de Lagoa de Dentro irá realizar um evento a nível estadual sobre gestão de resíduos e sustentabilidade além de aplicar novas técnicas na gestão de resíduos municipal e estadual.