(EVARISTO/Getty Images)

O segundo turno das Eleições 2022, neste domingo (30), deverá ser sem filas e com previsão de resultado final para as 19h. A afirmação é do presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Leandro dos Santos, em participação no Correio Debate dessa sexta-feira (28), da Rede Correio Sat.

Ele explicou que os mesários passaram por novos treinamentos e prevê um segundo turno sem demoras na votação, não só porque há menos candidatos para serem escolhidos, mas porque foram adotadas mais medidas para que o eleitor tenha celeridade ao usar a urna eletrônica.

 

Quanto aos resultados, ele prevê que às 19h será possível saber quem será o próximo presidente do Brasil e o governador da Paraíba.

Ele fez um apelo para que o segundo turno seja tão tranquilo e pacífico como foi o primeiro, mesmo com o acirramento e a polarização.

“Polarização é algo da realidade e temos que conviver, apesar das diferenças. É preciso haver respeito ao que a lei prevê e às regras do processo eleitoral. Tenho convicção que vamos ter uma eleição com muita tranquilidade”, finalizou, à repórter Sandra Macedo.

Ocorrências com urnas

Segundo o balanço do TRE-PB, até às 11h deste domingo (30), foram registradas 225 ocorrências com urnas eletrônicas na Paraíba – 22 delas precisaram ser substituídas.

Em todo o Brasil, até o mesmo horário, foram 3.234 ocorrências e 1.624 substituições de urnas eletrônicas.

r7