O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) definiu a data que os candidatos eleitos nas eleições 2022 na Paraíba irão ser diplomados. Conforme apurou o ClickPB, a diplomação deverá ocorrer no Teatro A Pedra do Reino, em 19 de dezembro. Na última eleição (2020), a entrega dos diplomas ocorreu de forma virtual, devido a pandemia.

Na Paraíba serão diplomados o Governador e sua Vice, 1 Senador com 2 Suplentes, 12 Deputados Federais e 36 Deputados Estaduais. Receberão ainda os diplomas, na cerimônia os primeiros e segundos suplentes mais votados por Partido ou Coligação, sendo 10 suplentes de Deputados Federais e 14 de Deputados Estaduais.

Segundo a Justiça Eleitoral, a diplomação é a etapa do processo eleitoral em que se confirma que os candidatos eleitos cumpriram todas as formalidades previstas em lei e estão aptos a serem empossados.

Os diplomas serão assinados pela presidência do Tribunal Regional Eleitoral. Como a gestão do atual presidente, Leandro dos Santos, acaba no próximo dia 11, a cerimônia deverá ser presidida  pela desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, nova presidente da corte eleitoral.

Joaquim Neto