Alerta de 'fake news' do Instagram atinge perfis de políticos paraibanos (Foto: Reprodução/ Instagram)

O Instagram está alertando usuários antes de seguir determinadas pessoas com base nas notícis consideradas falsas pelas agências de checagem que ela publica na pllataforma. Isso ocorreu com a atriz Regina Duarte, a jornalista Carla Cecato e até mesmo com os políticos paraibanos Tarcísio Jardim (Progressistas), vereador de João Pessoa, e Wallber Virgolino (PL), deputado estadual.

“Tem certeza de que deseja seguir Wallber Virgolino?”, diz o alerta. “Esta conta publicou repetidamente informações falsas que foram analisadas por verificadores de fatos independentes ou que eram contra nossas Diretrizes da Comunidade”, complementa. Da mesma forma ocorre com o vereador Tarcísio Jardim. Ambos têm o perfil verificado.

O Instagram diz que usa tecnologia e feedback da própria comunidade para identificar publicações e contas que costumam disseminar fake news. Além disso, desde 2019, trabalha com verificadores de fatos independentes certificados para identificar, analisar e rotular as informações como falsas.

A rede social explica ainda que, embora as notícias falsas não violem diretamente as Diretrizes da Comunidade, muitas delas escondem violações de outras categorias, como spam ou discurso de ódio, o que leva à remoção de conteúdo. Repetir essas práticas com frequência pode levar até à remoção da conta.

Antes disso, as pessoas que espalham informações falsas de forma continuada no Instagram podem receber restrições como a que ocorreu com as personalidades citadas no início da matéria, com o aviso de que esse usuário já publicou fake news. Outras restrições são a impossibilidade de conseguir marcar ou mencionar essas pessoas, além de tornar mais difícil encontrar as publicações feitas por elas.

A empresa ainda ressalta que remove perfis e conteúdos com desinformação quando há a possibilidade de ela contribuir diretamente para o risco de lesão corporal iminente ou quando “o conteúdo pode contribuir diretamente na interferência do funcionamento de processos políticos, além de certas mídias manipuladas altamente enganosas”.

 

t5