O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump está considerando lançar uma terceira candidatura à Casa Branca este mês, disseram três assessores de Trump na quinta-feira, enquanto o próprio Trump levantou uma forte possibilidade de um retorno durante comício em Iowa no final do dia.

“E agora, para tornar nosso país bem-sucedido, seguro e glorioso, provavelmente farei isso de novo”, disse o ex-presidente durante comício na noite de quinta-feira, cogitando uma candidatura para 2024.

“Preparem-se, isso é tudo que estou lhes dizendo, muito em breve. Preparem-se”, acrescentou.

Trump está acionando confidentes para discutir possíveis cenários, enquanto procura se beneficiar das esperadas vitórias republicanas nas eleições de terça-feira, disseram seus assessores.

“Acho que, como uma mariposa atraída pela chama, Trump concorrerá em 2024”, afirmou um conselheiro sênior à Reuters, falando sob condição de anonimato. “Acho que ele quer concorrer, e anunciar antes do Dia de Ação de Graças lhe dá uma grande vantagem sobre seus oponentes e ele entende isso.”

Um anúncio nas próximas semanas pode afastar potenciais rivais para a indicação do partido, disseram os assessores, embora tenham acrescentado que é possível que o ex-presidente ainda adie uma decisão ou mude de ideia.

Um representante de Trump não respondeu a um pedido de comentário.

Uma fonte familiarizada com os planos de Trump disse que ele pretende anunciar sua campanha de reeleição logo após as eleições de terça-feira e está sondando possíveis autoridades.

Pesquisadores e analistas eleitorais apartidários dizem que é altamente provável que os republicanos ganhem a maioria na Câmara dos Deputados dos EUA e também têm uma chance de assumir o controle do Senado, o que lhes daria o poder de bloquear a agenda legislativa do presidente Joe Biden nos próximos dois anos.

 

Terra