Ilha do Pacífico foi parcialmente destruída por fortes tremores em janeiro, após a erupção de um vulcão submarino. (Foto: Reprodução)

Um terremoto de magnitude 7,3 atingiu a ilha de Tonga, no Pacífico, nesta sexta-feira (11). Alertas de tsunami foram disparados no país – que ainda se recupera da erupção de um vulcão submarino em janeiro – e na Samoa Americana, mas desativados duas horas depois.

Ondas grandes ainda podem se formar em um raio de 300 quilômetros a partir do epicentro, que ocorreu entre as duas ilhas. As primeiras delas já foram avistadas por moradores da costa de Samoa Americana.

Segundo o instituto de sismologia dos EUA (USGS), o tremor ocorreu a 24,8 km de profundidade. Ainda não há informações sobre vítimas ou feridos.

Em janeiro deste ano, um vulcão submarino entrou em erupção em Tonga, gerando dias de terremotos e um cenário de destruição em parte da ilha do Pacífico, que ainda se recupera dos estragos na ocasião. O evento foi considerado mais potente que a bomba de Hiroshima.

 

g1