Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os gabaritos das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 serão divulgados a partir das 18 horas desta quarta-feira (23) no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As provas, que foram aplicadas nos últimos dois domingos, dias 13 e 20 de novembro, contaram com a presença de, pelo menos, 2,5 milhões de estudantes nas modalidades de prova impressa ou digital.

Entretanto, os estudantes deverão aguardar até o dia 13 de fevereiro de 2023 para acessar suas notas, quando será divulgado o resultado final do Enem 2022. Segundo o Inep, este tempo é necessário para que sejam realizadas as devidas correções das provas.

A inscrição nos processos seletivos como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que utilizam a nota do estudante no Enem, serão abertas somente após a divulgação da nota final dos estudantes.

De acordo com informações do Inep, a correção detalhada da redação do Enem 2022 será divulgada somente no mês de abril de 2023, juntamente com a nota dos estudantes treineiros.

Os estudantes que não puderam comparecer às provas por terem contraído covid-19 ou outra doença infectocontagiosa ou por problemas logísticos poderão refazer o exame. Para isso é necessário acessar a Página do Participante e solicitar a reaplicação da prova do Enem. Este pedido deve ser realizado até a próxima sexta-feira, dia 25 de novembro.

Para estes estudantes, as novas provas serão aplicadas nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023.

 

Brasil de Fato