Botafogo anuncia Damián Suárez, e, enfim, tem um novo lateral-direito no elenco

Depois de começar o ano sem laterais-direitos no elenco, o Botafogo anunciou a contratação do experiente uruguaio Damián Suárez, que estava no Getafe, da Espanha

O Botafogo, enfim, tem um novo lateral-direito no elenco. Nesta sexta-feira, o Glorioso anunciou a contratação do uruguaio Damián Suárez, que estava no Getafe, da Espanha. O jogador, de 35 anos, assinou um acordo válido até o fim de 2025. Ele é o oitavo reforço contratado pelo Botafogo nesta janela de transferências.

lateral-direito era uma das prioridades do Botafogo desde o fim de 2023, mas o clube vinha encontrando dificuldades em conseguiu concluir as negociações por jogadores da posição. Titular em boa parte do último ano, Di Plácido deixou o Botafogo após não ter o contrato renovado.

Dessa forma, o Botafogo começou 2023 sem nem sequer um lateral-direito à disposição do técnico Tiago Nunes. Enquanto Rafael ainda se recupera de lesão, o também uruguaio Mateo Ponte estava, até o começo da última semana, com a seleção do seu país na disputa do Pré-Olímpico, na Venezuela.

Sem lateral-direito, Tiago Nunes improvisou o meia Tchê Tchê na posição neste começo de ano. Além disso, os pontas Júnior Santos e Victor Sá também foram utilizados como alas pelo lado direito neste começo de Campeonato Carioca.

 

Quem é Damián Suárez, novo lateral do Botafogo?

Aos 35 anos, Damián passou boa parte da carreira no futebol da Espanha. Revelado pelo Defensor, do Uruguai, o lateral-direito foi para a Europa em 2011. Ele passou por Sporting Gijón e Elche antes de chegar ao Getafe, onde esteve nas últimas onze temporadas e se tornou ídolo da torcida. Ao todo, ele tem 295 partidas com a camisa do Getafe, com quatro gols e 20 assistências.

Botafogo teve negociações frustradas por laterais

Antes da chegada de Damián Suárez, o Botafogo até chegou a anunciar um lateral, mas depois passou pela situação vergonhosa de ver o jogador indo para outro clube. Tratava-se de Wilson Manafá, que estava no Granada, da Espanha. O Glorioso chegou a anunciar a contratação do português, mas, na sequência, uma divergência contratual melou o negócio, com cada clube apresentando uma versão diferente da história.

Antes de Manafá o Botafogo teve outros alvos no mercado de transferências pelo lado direito. O Glorioso tentou outros dois jogadores para a posição. Leonardo Godoy, do Estudiantes, que acabou fechando com o Athletico-PR, e Luis Advíncula, do Boca Juniors. Com o segundo, o clube não chegou a um acordo com os argentinos.

Damián Suárez é o oitavo reforço do Botafogo para 2024

Como a chegada de Damián Suárez, o Botafogo chegou a oito reforços contratados para a atual temporada. Confira os nomes!

  • John (goleiro), que estava no Real Valladolid, emprestado pelo Santos;
  • Lucas Halter (zagueiro), que estava no Athletico-PR;
  • Alexander Barboza (zagueiro), que estava no Libertad-PAR;
  • Jeffinho (atacante), que pertence ao Lyon-FRA;
  • Jefferson Savarino (atacante), que estava no Real Salt Lake-EUA;
  • Luiz Henrique (atacante), que estava no Real Betis-ESP;
  • Pablo (zagueiro), que pertence ao Flamengo’;
  • Damián Suárez (lateral-direito), que estava no Getafe-ESP;

Por Trivela