Bastidores: Fluminense e Thiago Silva se acertam, e anúncio será nos próximos dias

Thiago Silva acerta volta ao Fluminense após 15 anos na Europa

O Fluminense acertou a contratação de Thiago Silva. Livre no mercado no fim de junho, quando se encerra seu vínculo com o Chelsea, o zagueiro de 39 anos era um sonho de consumo do Tricolor. Entre clube e jogador, já está tudo certo, e restam detalhes para a assinatura de contrato, que terá duração de dois anos.

Não foram poucos ensaios para que a volta para casa, prometida há tantos anos e até aqui não concretizada, saísse do papel. Desta vez, entretanto, o mais difícil se alinhou: Thiago ficará sem contrato no fim de junho e as opções no mercado lhe agradam menos do que o Flu, que lhe enviou boa proposta. A janela internacional de transferências abre em 10 de julho. A partir dessa data, o jogador poderá ser regularizado e fazer sua estreia.

 

A negociação é tratada em sigilo pelo presidente Mário Bittencourt diretamente com Thiago Silva, um acordo entre as duas partes. Por isso, o Fluminense não falará sobre o assunto até que o jogador esteja pronto para vestir a camisa 3 de novo.

O anúncio está preparado para os próximos dias, mas representantes do clube já se preparam para ir à Londres fechar os últimos detalhes. A informação foi primeiro publicada pelo ge e confirmada pela Trivela.

Fluminense e Thiago Silva se alinharam antes de proposta

Mais do que um simples reforço, o retorno de Thiago Silva é um sonho no Fluminense. Nas Laranjeiras e no CT Carlos Castilho, todo mundo sabe o peso que a contratação terá no Tricolor — ainda mais nas condições que a temporada de 2024 apresenta.

A necessidade de um zagueiro é evidente na equipe desde a saída de Nino, capitão que levantou a taça da Libertadores de 2023. Thiago chegaria com condição de titular em qualquer época, mas na atual conjuntura, é a salvação para o time de Fernando Diniz mesmo aos 40 anos.

Thiago Silva é sonho antigo do Fluminense, que deseja seu retorno - Foto: LUCAS MERÇON/ FLUMINENSE FC
Thiago Silva é sonho antigo do Fluminense, que deseja seu retorno – Foto: LUCAS MERÇON/ FLUMINENSE FC

Por tudo isso, o Fluminense não demorou a enviar uma proposta para Thiago Silva assim que o jogador confirmou que não ficaria no Chelsea. E não é só que os números foram aceitos, como publicado pela TNT Sports e confirmado pela Trivela. A negociação aconteceu quase em parceria.

Thiago Silva sempre afirmou que só voltaria ao Fluminense quando fizesse sentido para as duas partes, sem loucuras financeiras por parte do clube. Assim foi feito: os números são altos para o nível do futebol brasileiro, mas dentro da realidade tricolor.

Fluminense mexeu mais com Thiago Silva que mercado da bola

Não é só campo e bola. A ligação entre Fluminense e Thiago Silva vai muito além. O zagueiro é torcedor do clube, que salvou sua vida e carreira em 2006, quando voltou ao Brasil para se tornar ídolo incontestável do Tricolor.

Antes de voltar ao Flu, onde jogou por boa parte da carreira nas divisões de base, Thiago sofreu com uma tuberculose na Europa e ficou muito tempo internado em Moscou. Ainda desconhecido no Brasil, mesmo com o destaque que teve no Juventude anos antes, o zagueiro contou com o Fluminense na hora mais difícil e sempre desejou retribuir.

Retorno de Thiago Silva é sonho de consumo do Fluminense - Foto: Divulgação/Fluminense
Retorno de Thiago Silva é sonho de consumo do Fluminense – Foto: Divulgação/Fluminense

Isso não significava, claro, renunciar a sua carreira. Após deixar o Fluminense rumo ao Milan, o zagueiro passou ainda por PSG e Chelsea, se tornou ídolo de todos os clubes e foi campeão de tudo na Europa. Realizado profissionalmente, já decidiu que voltaria, e precisa apenas de ajustes em sua vida pessoal. Sua família seguirá em Londres, onde os filhos Isago e Iago atuam pelas divisões de base dos Blues, clube onde jogava desde 2020.

O mercado da bola se interessou por Thiago Silva. Clubes de Inglaterra, Itália e Arábia Saudita procuraram pelo zagueiro, mas isso não mexeu mais com ele do que a conjuntura. Para ele, está claro: todos os caminhos o levam de volta ao Fluminense.

Por Trivela