O Amazônia 1, primeiro satélite completamente brasileiro, opera normalmente e iniciou nesta quarta-feira (3) o envio das primeiras imagens ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O equipamento foi lançado ao espaço na madrugada de domingo (28) e a operação segue como prevista, segundo o Inpe.

Clézio di Nardin, diretor do Inpe, afirmou que o satélite está em órbita sem apresentar nenhum problema. O esclarecimento foi feito após uma empresa de rastreamento de satélites indicar irregularidades de sinal do Amazônia 1.

“Não é fato que ele está descontrolado. O lançamento do satélite foi um sucesso. Não há registro de qualquer intercorrência”, disse Clézio ao G1.

Nesta quarta-feira (3), o satélite enviou do espaço as primeiras imagens ao Inpe. Apesar disso, o Amazônia 1 segue em fase de testes, que devem ser concluídos no dia 15 de março. Somente disso, o Inpe terá a primeira imagem oficial feita pelo satélite.

“É uma fase de testes, estamos testando todos os subsistemas do satélite. Bateria, painéis, câmera, liga e desliga, inclusive umas manobrazinhas para colocar ele na órbita precisa dele. Essa fase inicial leva até o dia 15 de março, aí teremos a primeira imagem definitiva, oficial do Inpe”, explicou Clézio.

G1