A 5ª edição do Festival de Música da Paraíba inscreve até o próximo domingo (6). Para garantir a inscrição, e preciso acessar o formulário eletrônico no endereço: www.radiotabajara.pb.gov.br/festivaldemusica. Neste ano, a competição homenageia a cantora e compositora Inês Caetano de Oliveira – Marinês, conhecida como a ‘rainha do Xaxado’.

Quem pode participar – Artistas paraibanos com residência comprovada no território estadual ou artistas de outros estados, desde que igualmente comprovem ser residentes na Paraíba há pelo menos dois anos. Além disso, é preciso ter idade acima de 18 anos e se inscrever com música autoral inédita, uma vez que a natureza do festival é de revelação e valorização do artista autoral.

Quem venceu a edição do ano anterior não pode participar. A divulgação da seleção dos participantes, após a curadoria, está prevista para o dia 7 de abril, com o sorteio da ordem nas eliminatórias no dia 8 de abril.

Apresentações – As eliminatórias deste ano ocorrem nos dias 27 (1ª eliminatória) e 28 (eliminatória) de maio, no Cine Teatro São José, em Campina Grande, e a grande final, no dia 4 de junho, no Teatro Paulo Pontes, do Espaço Cultural, em João Pessoa.

Este ano, a disputa acontecerá de forma híbrida. No local serão permitidas as presenças dos músicos, dos concorrentes, da equipe de produção, do corpo de jurados, e do público em número limitado, obedecendo aos protocolos de segurança relacionados à pandemia da Covid-19, vigentes durante a realização do festival.

Homenageada – A cantora e compositora Marinês nasceu em São Vicente Férrer (PE), no dia 15 de novembro de 1935, mas mudou-se ainda criança com a família para Campina Grande (PB), no bairro da Liberdade, lugar onde criou raízes.

Ela foi convidada por Luiz Gonzaga, que já contava com grande visibilidade artística na época, para integrar as apresentações dele e coroada, pelo próprio, como a ‘rainha do Xaxado’ (dança típica dos cangaceiros de Lampião). Marinês faleceu em 14 de maio de 2007, aos 71 anos.

Realização – O Festival de Música é realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Comunicação Institucional – Secom-PB, Empresa Paraibana de Comunicação – EPC e Fundação Espaço Cultural da Paraíba – Funesc. Um evento cultural que abre espaço para que os artistas apresentem suas criações ainda não conhecidas do público.

 

Fonte: Governo da Paraíba