O setor de serviços na Paraíba abriu o ano de 2022 mantendo a trajetória de alta do ano anterior. A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE nesta quarta-feira (16), mostra crescimento de 1,7% no mês de janeiro sobre o mesmo período do ano passado.

É a 10ª taxa positiva consecutiva do setor de serviços do Estado nessa comparação. Desde abril de 2021, a taxa segue em alta. Em 2021, o setor de serviços da Paraíba havia fechado o ano com crescimento acumulado de 9,2%.

Na comparação com janeiro de 2021, o resultado trouxe expansão em todas as cinco atividades e contou ainda com crescimento em 65,7% dos 166 tipos de serviços investigados pelo IBGE. Entre os setores, o de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio exerceu a principal contribuição positiva, impulsionado pelos ramos de transporte rodoviário de cargas; transporte aéreo de passageiros; gestão de portos e terminais; rodoviário coletivo de passageiros; navegação de apoio marítimo e portuário; e atividades de agenciamento marítimo.

Os demais avanços vieram dos serviços de informação e comunicação; dos profissionais, administrativos e complementares, dos prestados às famílias e outros serviços. O ritmo de atividade do setor de serviços segue prejudicado pela inflação persistente, perda do poder de compra da população e juros em alta. Contudo, para analistas do IBGE e economistas, o ritmo de atividade do setor de serviços poderia ser mais forte.

 

  • PARAIBAPB.GOV.BR