A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, nesta quarta-feira (18), mais um programa da série ‘De Repente na Rede’, versão alternativa do projeto ‘De Repente no Espaço’. Em seu novo formato, em vídeo, a atração é exibida semanalmente, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube (www.youtube.com/TVfunesc). A apresentação é de Iponax Vila Nova, que nesta edição faz uma homenagem ao repentista Cícero Mariano (PB).

Cícero Mariano nasceu em 27 novembro de 1963, no sítio Angical, localizado no munícipio de Cachoeira dos Índios (PB). Seu pai era o agricultor Severino Mariano Ferreira dos Santos e a mãe, a parteira Maria Imaculada dos Santos. Crescendo em uma numerosa família, sendo o mais novo de dez irmãos, Cícero conta que passaram por muitas dificuldades, mas que, na década de 1980, quando resolveu ingressar na cantoria, contou com muitos incentivos, especialmente do primo João Evaristo, que o auxiliou na jornada como poeta e cantador.

Ainda jovem, mudou com sua família para o município de Barro (CE), onde reside até hoje. Foi nesta cidade onde fez sua primeira cantoria, em 1985. No ano seguinte, começou a participar de programas na rádio local, Boa Esperança. Também participou de cerca de 150 festivais, sendo premiado em muitos deles. Conta, ainda, que sempre teve “apreço, carinho e respeito” por todos os cantadores com quem fez parceria ou com quem duelou.

O programa ‘De Repente na Rede’ tem como apresentador oficial o declamador Iponax Vila Nova, coordenador do projeto, que, além conduzir as cantorias, realiza oficina de declamação e versos pelo estado.  Nascido na cidade de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, Iponax cresceu com a poesia no seu dia a dia e vem levando a arte popular para os mais distantes grotões do país.

Mesmo com a permanência do formato virtual do ‘De Repente na Rede’, que já vem acontecendo há mais de dois anos, a Funesc deu início, em janeiro deste ano, ao ‘De Repente na Estrada’, projeto presencial que envolve 30 repentistas de seis estados nordestinos (Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão) e que, até dezembro, circulará nos municípios de Bananeiras, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Patos, Aguiar, São Bento, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel e Itabaiana, fortalecendo a arte do repente no interior do Estado.

 

  • CLICK PB