A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nessa quarta-feira (18), sessão solene para entregar um título de cidadã paraibana à defensora pública Fernanda Peres da Silva. A homenageada é subcoordenadora do Núcleo Especial de Direitos Humanos e da Cidadania (Necid) da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB).

 

A outorga do título foi proposto pela deputada Cida Ramos e aconteceu no auditório da Defensoria, em João Pessoa.

“Fernanda Peres tem sido essencial na defesa dos direitos à proteção da pessoa com deficiência. São inúmeras ações conjuntas, discussões e ecaminhamentos nessa luta. Ela e sua força necessária sempre se fazem presentes. Criei um vínculo afetivo com ela, pois ela olha pela mesma janela que eu olho e acredita que todo o ser humano tem o direito de viver plenamente”, ressaltou Cida Ramos.

A homenageada agradeceu a iniciativa da Assembleia Legislativa. “Foi um presente que a vida me deu muito grande poder morar aqui e ainda construir minha família aqui, onde tive minhas filhas e onde passei no concurso dos meus sonhos para a Defensoria Pública. Cida me agraciou com esse título que representa uma honra muito grande. Espero que eu consiga devolver ao povo paraibano todo acolhimento que eu tive desde que eu cheguei”, disse Fernanda.

O deputado Raniery Paulino destacou que a homenagem teve como finalidade prestigiar a defensora pela dedicação à sociedade paraibana com o trabalho desenvolvido por ela. “Fernanda trabalha pela Paraíba e com ela cidadã paraibana quem ganha somos nós”, disse.

PERFIL DA HOMENAGEADA

Fernanda Peres da Silva nasceu em Uberaba (MG) e mudou para Paraíba em 2011, aos 31 anos, ao receber um convite para trabalhar no gabinete do desembargador João Alves da Silva. O desejo de morar no Nordeste surgiu desde a época que cursava Direito na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e aumentou depois se conhecer o marido, Rodrigo Leite Cavalcanti, que é paraibano.

Defensora pública concursada desde 2017, Fernanda é titular da 3ª Vara Mista da Comarca de Mamanguape, coordenadora de Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência e subcoordenadora do Necid.

 

  • WSCOM