Nesta quinta-feira (16), feriado de Corpus Christi, alguns serviços terão funcionamento alterado na Paraíba. As mudanças envolvem setores como comércio, transportes e bancos. Veja detalhes abaixo.

Shoppings

Manaíra e Mangabeira – Normal – Lojas e Praça de alimentação: 10h às 22h

Shopping Tambiá – Normal – Lojas: 9h às 20h

MAG Shopping – Normal – Lojas: 9h às 21h / Praça de alimentação: 10h às 22h

Shopping Sul – Normal – Lojas: 10h às 20h / Praça de alimentação: 10h às 21h

Shopping Cidade – Não abre

Shopping Sebrae – Lojas e praça da alimentação: 10h às 20h

Pátio Altiplano Shopping – A administração do shopping não definiu até o fechamento desta matéria como será o funcionamento

Liv Mall – A administração do shopping não atendeu as ligações até o fechamento desta matéria

Partage Shopping – Lojas: 10h às 22h / Praça de alimentação: 11h às 22h

Shopping Luíza Motta – Lojas e praça de alimentação: 9h às 20h

Shopping Cidade Luz – Lojas: 13h às 21h / Praça de alimentação: 10h às 22h

Patos Shopping – Normal – Lojas e praça da alimentação: 10h às 22h

Guedes Shopping – Normal – Lojas: 9h às 21h / Praça de alimentação: 11h às 15h e de 17h às 22h

Comércio

De acordo com o Sindicato dos Lojistas do Comércio de João Pessoa (Sindilojas-JP), o funcionamento do comércio fica a critério de cada empregador. Em caso de atividade normal, o proprietário deverá pagar aos funcionários a quantia em dinheiro correspondente ao dia trabalhado e conceder uma folga em um prazo de até 30 dias, respeitando convenção coletiva.

Conforme o Sindicato dos Lojistas de Campina Grande (Sindilojas-CG), assim como ocorre na Capital, o funcionamento do comércio fica a critério de cada empregador. Em caso de atividade normal, o proprietário deverá pagar aos funcionários a quantia em dinheiro correspondente ao dia trabalhado e conceder uma folga em um prazo de até 35 dias, respeitando a convenção coletiva da categoria.

Bancos

Segundo o Sindicato dos Bancários da Paraíba (Bancários PB), todos os bancos estarão fechados nesta quinta-feira (16).

Repartições públicas

As repartições públicas estaduais da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo terão ponto facultativo, de acordo com a portaria nº 265/2022, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). Ainda de acordo com o texto, deve ser preservado o funcionamento dos serviços essenciais.

A Secretaria de Administração (Sead) da Prefeitura de João Pessoa determinou ponto facultativo, nesta quinta-feira (16).

Após o expediente desta quarta-feira (15), os veículos oficiais serão recolhidos às suas secretarias de origem ou ao Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, e só voltarão a circular na manhã da sexta-feira (17). Excetua-se a isso os veículos oficiais em serviços essenciais.

Até a publicação desta matéria, a Prefeitura de Campina Grande não havia divulgado como será o funcionamento das repartições públicas nesta quinta (16).

Ônibus

Segundo a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), todas as 73 linhas atualmente ativas em dias úteis estarão em circulação nesta quinta-feira, no entanto, estarão funcionando com mudança nos horários, quantidade de viagens e número de veículos trafegando, seguindo de forma semelhante ao esquema que geralmente ocorre aos sábados.

De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), os ônibus estarão circulando das 5h às 18h, exceto a Linha 245, que inicia sua operação às 12h30 e faz seu último circular, saindo do Shopping Partage, às 22h30.

Estarão em operação, nesta quinta-feira, as seguintes linhas: 020 – 022 – 004 – 044 – 555 – 660 – 090A – 092 – 110 – 111 – 245 – 263 – 303 – 444 – 922 e às linhas distritais 903B – São José da Mata; 910 – Jenipapo e 955 – Galante

Permanecerão em circulação as linhas 004, 020, 022, 090A, 092, 263, 303 e 555 que às 21h30 e 23h00 estarão saindo do Terminal de Integração do Centro para os bairros.

Após a meia-noite, a operação será assumida pelos ônibus do Virote Junino. Todos os horários do transporte público podem ser acompanhados em tempo real pelo aplicativo MobiCG.

Para mais informações sobre os horários do transporte coletivo, a STTP também disponibilizará o telefone (83) 3341-1517, com a opção de mensagens de textos através do WhatsApp, nesse mesmo número.

Trens

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), por meio da assessoria de imprensa da entidade, informou que os trens da Região Metropolitana de João Pessoa funcionarão em horário normal, com viagens das 5h até às 19h25.

Balsa

Até a publicação desta matéria, a empresa Nordeste Navegações, responsável pelas balsas que fazem o trajeto Cabedelo-Costinha, na Grande João Pessoa, não respondeu os contatos telefônicos da reportagem do Portal Correio.

Judiciário

Defensoria Pública

O expediente nas unidades da Defensoria Pública da Paraíba em todo o estado será normal nesta quinta-feira, dia de Corpus Christi. O ponto facultativo atribuído à data foi transferido para o dia 22 de junho.

Na próxima semana, não haverá expediente nos dias 22, 23 e 24 de junho, em razão do feriado de São João. No período de 22 a 26 (domingo), portanto, os atendimentos da Defensoria ocorrerão em casos urgentes. A escala do plantão está disponível no site da instituição, no link Plantão Judiciário.

Justiça Federal

A Justiça Federal na Paraíba (JFPB) vai funcionar em regime de plantão. Somente serão analisados os procedimentos, ações e medidas de urgência, como os habeas corpus, mandados de segurança, comunicações de prisão em flagrante, pedidos de concessão de liberdade provisória – entre outros que evitem o perecimento do direito ou exijam análise imediata.

Os prazos processuais com início ou fim na quinta-feira (16) ficam automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil subsequente, quando a JFPB funcionará em seu horário habitual – das 9h às 16h. No período do plantão, o atendimento será realizado através dos seguintes telefones: (83) 99982-3061, para a jurisdição de João Pessoa e Guarabira; e (83) 99971-4007, para Campina Grande, Monteiro, Patos e Sousa.

Portal Correio