Um levantamento realizado pelo Datafolha mostrou que cerca de seis em cada 10 brasileiros afirmam sentir restrições financeiras em casa. Do número, 37%, declaram que a renda da família não é suficiente, enquanto outros 26% afirmam que ganham muito pouco, o que acaba resultando em dificuldades.

Segundo os pesquisadores, o contingente de brasileiros que declaravam ter limitações orçamentárias vinha caindo desde julho de 2016, quando 67% relataram ter problemas financeiros em casa. Na data, 39%, afirmavam ganhar exatamente o que precisavam para viver, cifra que caiu para 32% neste mês.

A situação é delicada, sobretudo, para as famílias que apresentam renda mensal de até dois salários mínimos (R$ 2.424). Dos 2.556 entrevistados, 81% declaram sofrer limitações financeiras, 42% afirmam que a renda não é suficiente e 39% relatam que ganham muito pouco para quitar as dívidas.

Quando questionados se a situação econômica deve melhorar nos próximos meses, 47% demonstram expectativas positivas, enquanto 35% acreditam que o cenário continuará igual. Ao mesmo tempo, 15% dos entrevistados afirmam que a situação econômica no Brasil deve piorar.