Superintendência da Receita Federal, em Brasília.

O novo lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de 2022 contempla  43.079 contribuintes, cujo crédito bancário, no valor total de R$ 58.546.202,64, será depositado no dia 29 de julho. A consulta foi disponibilizada pela Receita Federal a partir das 10h desta sexta-feira (22).

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada. Acessando o serviço e-CAC, é possível acessar o extrato completo da declaração, verificar se há inconsistências e então fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Caso, por algum motivo, o valor não seja creditado, o contribuinte poderá reagendar o crédito pelo Portal BB, contatar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) ou 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

 

ClickPB