Nas eleições deste ano, 235 candidatos vão concorrer a uma das 12 vagas para representar a Paraíba no Congresso Nacional, segundo levantamento feito pelo ClickPB com dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já para uma das 36 vagas de deputado estadual são 455 concorrentes. Ao todo, na Paraíba, 706 candidatos disputando 50 vagas entre para os cargos de governador, senador e deputados estaduais e federais.

Para o cargo de governador, que dispõe apenas de uma vaga, concorrem oito candidatos, conforme apurou o ClickPB. Já na Eleição para o Senado, que em 2022 tem apenas uma vaga, também são oito concorrentes.

Calculando a concorrência, na disputa para a Assembleia legislativa, são 12,64 candidatos para cada vaga. Já para deputado federal, a concorrência é de 19,58 candidatos para cada uma das vagas.

Pode parecer uma disputa acirrada e os candidatos se dedicam bastante a campanha. Entretanto se tornar deputado tanto estadual, quanto federal é mais fácil do que, por exemplo, passar no vestibular da Fuvest, que dá acesso a USP (Universidade de São Paulo), onde a concorrência é 154 candidatos por vaga.

 

ClickPB