Foto: ASCOM

Uma tarde dedicada à criatividade, à gastronomia, ao empreendedorismo e ao fortalecimento da coletividade. Assim foi a oficina gastronômica “Cozinhando com Cumpade João”, promovida nesta segunda-feira (29) pelo Sebrae/PB, em homenagem aos 68 anos de fundação do Mercado Público da Liberdade.

A capacitação, que contou com a participação direta dos empreendedores do mercado, faz parte do processo de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável (DLIS) que está sendo executado pelo Sebrae no bairro da Liberdade.

De acordo com a analista técnica do Sebrae/PB, Rosa Correia, o Mercado da Liberdade é uma das quatro âncoras de trabalho do projeto de DLIS no bairro, que nas próximas etapas também vai contemplar os empreendedores da Rua Odon Bezerra, o Parque da Liberdade e um conjunto de três praças da região.

Ainda conforme a analista, o objetivo do projeto de DLIS é fomentar a inovação e criar um ambiente propício ao desenvolvimento integrado e sustentável dos pequenos negócios existentes no bairro da Liberdade, um dos mais tradicionais de Campina Grande.

Para isso, o projeto iniciou suas atividades com uma consultoria no mercado público do bairro, cujos empreendedores foram divididos de acordo com o segmento de atuação.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

“Iniciamos as ações de sensibilização pelos empreendedores de hortifrúti, que agora, após a oficina, seguem para a etapa de capacitações, trabalhando temas como vendas, precificação e atendimento. Em conjunto com essa nova etapa, também vamos iniciar a sensibilização com os empreendedores do segmento de carnes, em um trabalho progressivo que vai atender todos os segmentos do mercado”, explicou Rosa, ao destacar que a oficina “Cozinhando com Cumpade João” foi pensada com a proposta de sensibilizar os empreendedores para a importância do trabalho coletivo, de modo que todos possam contribuir com a melhoria do ambiente de negócios do mercado.

Entusiasta e um dos principais representantes da gastronomia nordestina, o chef Cumpade João preparou, durante a oficina, um “Rubacão Enxerido”, com todos os ingredientes cedidos pelos empreendedores do mercado.

Durante o preparo da iguaria, em uma mistura de música e poesia, Cumpade João conversou com os empreendedores sobre a importância da coletividade para a conquista de resultados, valorização da cultura e da gastronomia nordestina e sobre a importância alimentar, histórica e cultural da feira para a comunidade.

Também participaram da oficina desta segunda-feira o gerente regional do Sebrae em Campina Grande, João Alberto Miranda; o administrador do Mercado da Liberdade, Luiz Carlos Ferreira; além de convidados de instituições parceiras do projeto, como a Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”.

Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil.

Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

 

PARAÍBA ONLINE