O secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, receberá a Medalha Epitácio Pessoa, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Paraíba. A outorga foi propositura do deputado estadual Tião Gomes (PSB).

O parlamentar destacou a importância da comenda que será entregue ao professor e secretário de estado, afirmando que é por puro merecimento. “É uma forma de reconhecer o trabalho desse grande gestor, que tem contribuído para qualificar a educação do nosso estado. Além disso, ele se mostrou amigo dos prefeitos de todas as regiões, buscando conhecer melhor a realidade de cada localidade e resolvendo questões históricas que eram solicitadas pela comunidade e só agora foram resolvidas. Cláudio Furtado tem uma vida dedicada à Educação e essa homenagem se faz justa por absoluto merecimento”, disse Tião.

Uma história de vida dedicada à Educação:

O professor Cláudio Benedito Silva Furtado é natural do município paraibano de Sousa, nascido no dia 28 de setembro de 1968, filho de Francisca Silva Furtado e Francisco Felinto Furtado, casado com Cristiana Maria Aroucha Lima Furtado, pai de Cláudio Lucca Lima Furtado e de Lícia Maria Lima Furtado, fruto deste matrimonia.

Possui em sua bagagem um vasto currículo profissional e acadêmico em sua trajetória de mais de 30 anos a serviço do povo Paraibano, em especial na área da Educação. Concluiu o bacharelado em Física, na Universidade Federal de Pernambuco, mestrado e doutorado em física também pela Universidade Federal de Pernambuco.

Ingressou na Universidade Federal da Paraíba como Docente, mediante concurso público, em 2003, no qual obteve o primeiro lugar. De 2011 a 2018 (dezembro), ocupou o cargo de Presidente da Fundação de Amparo Pesquisa do Estado da Paraíba – FAPESQ/PB de janeiro a setembro de 2019 e desde outubro do mesmo ano, assumiu o cargo de secretário de Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba.

 

WSCOM