Fragmentos de óleo já apareceram em dez praias paraibanas (Foto ilustrativa: Governo de Pernambuco)

A Paraíba já tem dez praias em que vestígios de óleo foram encontrados a partir de uma varredura de órgãos ambientais. De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o material foi encontrado em mais seis praias do estado. Antes do monitoramento feito nesta terça-feira (300, eram quatro.

O Ibama listou as praias de Pitimbu (no município de Pitimbu), Pontinha/Acaú (no município de Pitimbu), Tambaba (no município de Conde), Coqueirinho (no município de Conde), Bessa (no município de João Pessoa) e Intermares (no município de Cabedelo).

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) registrou fragmentos de óleo nas praias do Amor (no município de Conde), Graú (no município de Pitimbu), Jacarapé (no município de João Pessoa) e Carapibus (no município de Conde). A Marinha do Brasil recolheu amostra em Pitimbu e Jacarapé.

O Secretário do Meio Ambiente do município de Conde, Walber Farias falou sobre uma varredura em algumas praias, em parceria com outros órgãos, para investigar em que proporção essas manchas atingem a casta paraibana.

“A aparição desse material na praia é sempre um alerta que fica para gente que trabalha no órgão ambiental. Verificar e realmente acompanhar, saber se esse material está aumentando a incidência ou não. Hoje ele não está chegando em manchas de óleo, mas sim em pelotas e agregados de petróleo, que a gente tá conseguindo recolher com o pessoal da equipe de limpeza. Nessa parceria que a gente tem com os outros órgãos, Capitania dos Portos, Marinha do Brasil, Ibama e Sudema, que é o órgão Estadual de Meio Ambiente, a gente está fazendo essa varredura na orla de Conde para verificar exatamente em que proporção está atingindo o nosso litoral”, disse.

 

T5