Tubulações do gasoduto russo Nord Stream 1 na Alemanha

A Rússia deverá retomar no sábado (3.ago.2022) o fornecimento de gás natural através do gasoduto Nord Stream 1, fechado para manutenção desde 4ª feira (31.ago). A informação foi passada por uma fonte “familiarizadas” com o planejamento da empresa russa Gazprom à Reuters.

A Gazprom anunciou na 4ª feira a interrupção de 3 dias no fornecimento de gás através do Nord Stream 1. De acordo com a informação divulgada pela agência, a entrega do gasoduto será feita na data estabelecida inicialmente.

A empresa afirmou que a necessidade da manutenção não programada se deu porque o único compressor de gás requer reparos. O gasoduto Nord Stream 1 estava operando com 20%  de sua capacidade, devido à guerra na Ucrânia.

O gasoduto Nord Stream 1 é o maior entre a Rússia e Europa e transporta gás para o continente através da Alemanha. Ele está em operação desde 2011, e tem como proprietário majoritário a Gazprom, maior empresa de energia russa.

Com 1.200 km de extensão, o gasoduto tem capacidade de transportar 55 bilhões de metros cúbicos de gás natural por ano. Entretanto, devido às sanções europeias impostas à Rússia, está enviando 33 milhões de metros cúbicos por dia.

 

PODER 360