Rei Charles 3º em cerimônia na qual foi proclamado monarca do Reino Unido; evento foi realizado no Palácio de St. James, em Londres

Charles 3º foi proclamado neste sábado (10.set.2022) rei do Reino Unido. A cerimônia foi realizada no Palácio de St. James, em Londres. Em seu pronunciamento, Charles 3º lembrou o legado de sua mãe, rainha Elizabeth 2ª, e declarou estar “profundamente ciente desta grande herança”. O rei disse que buscará “a paz, a harmonia e a prosperidade” de todos os “reinos e territórios da Commonwealth em todo o mundo”. 

Fugindo à tradição, a reunião especial com o Accession Council (Conselho de Adesão) foi televisionada pela 1ª vez na história do país. O conselho é um corpo cerimonial que se reúne dentro de 24 horas depois da morte de um monarca para fazer a ascensão do sucessor ao trono. A rainha Elizabeth 2ª morreu na 5ª feira (8.set), aos 96 anos.

O evento no Palácio de St. James teve duas partes. Na 1ª, a morte da rainha Elizabeth 2ª foi anunciada. A rainha consorte Camilla e o príncipe William –agora príncipe de Gales e herdeiro do trono– estiveram presentes.

Os 2 assinaram o documento de proclamação de Charles 3º como rei do Reino Unido –assim como a primeira-ministra, Liz Truss; o arcebispo de Canterbury, Justin Welby; Penny Mordaunt, que presidiu o evento, e outros integrantes do conselho. Assistiram ao evento ex-premiês como Boris Johnson, David Cameron e Theresa May.

Reprodução/YouTube Royal Family – 10.set.2022

Príncipe William assina documento de proclamação de Charles 3º como rei do Reino Unido

rei Charles 3º participou da 2ª parte. Ele leu e assinou um juramento para defender a segurança da Igreja na Escócia e aprovou ordens no conselho para permitir a continuidade do governo.

Em sua fala, rei Charles 3º agradeceu o afeto e suporte que vem recebendo desde a morte de sua mãe. “Quanto a este reino e à família mais ampla de nações da qual faz parte, minha mãe deu um exemplo de amor e de serviço altruísta ao longo da vida. O reinado de minha mãe foi inigualável em sua duração, sua dedicação e sua devoção. Mesmo quando sofremos, agradecemos por esta vida mais fiel”, falou.

Estou profundamente ciente desta grande herança e dos deveres e pesadas responsabilidades de soberania que agora me competem. Ao assumir essas responsabilidades, devo me esforçar para seguir o exemplo inspirador que me foi dado ao defender o governo constitucional e buscar a paz, a harmonia e a prosperidade dos povos dessas ilhas e dos reinos e territórios da Commonwealth em todo o mundo. Neste propósito, sei que serei sustentado pela afeição e lealdade dos povos cujo soberano fui chamado a ser e, no cumprimento desses deveres, serei guiado pelo conselho de seus parlamentos eleitos”, continuou.

Em tudo isso, sinto-me profundamente encorajado pelo apoio constante de minha amada esposa. Aproveito esta oportunidade para confirmar a minha vontade e intenção de continuar a tradição de entregar as receitas hereditárias, incluindo os bens da Coroa, ao governo em benefício de todos e em troca da subvenção soberana que apoia as minhas funções oficiais como Chefe de Estado e da nação.

reprodução/YouTube Royal Family – 10.set.2022

Rei Charles 3º em cerimônia na qual foi proclamado monarca do Reino Unido; evento foi realizado no Palácio de St. James, em Londres

1º PRONUNCIAMENTO

rei Charles 3º fez na 6ª feira (9.set) o 1º discurso como monarca do Reino Unido. Ele renovou a promessa da rainha Elizabeth 2ª de “servir pela vida inteira”.

Isso foi mais que uma promessa, foi um profundo compromisso pessoal que definiu toda a sua vida. Ela [rainha Elizabeth 2ª] fez sacrifícios pelo dever”, disse Charles 3º. O monarca declarou que a rainha Elizabeth 2ª foi um “exemplo e [uma] inspiração” para ele e toda a família real.

Charles 3º afirmou ter sido educado para ter um “senso de dever” e respeitar as “preciosas tradições, liberdades e responsabilidades” da história do Reino Unido e o sistema de governo parlamentar do país.

Onde quer que você viva no Reino Unido, ou nos reinos e territórios. Qualquer que seja sua origem ou crenças, eu me esforçarei para servi-lo com lealdade, respeito e amor, como tenho feito durante toda a minha vida”, disse.

Por fim, o monarca falou sobre o filho William. Agora, ele assume os títulos de duque da Cornualha e de príncipe de Gales. Também se tornou o herdeiro ao trono. À Harry e Meghan Markle, duque e duquesa de Sussex, o monarca “expressou o seu amor”.

COROAÇÃO

A coroação de Charles 3º pode demorar alguns meses e ainda não tem uma data marcada. O evento exigirá um planejamento detalhado, realizado pelo conde marechal, que atualmente é o duque de Norfolk, Edward Fitzalan-Howard.

A coroação de sua mãe, Elizabeth 2ª, se deu 16 meses depois de sua ascensão. A rainha ascendeu ao trono britânico em fevereiro de 1952, quando seu pai, o rei George 6º morreu, mas foi coroada somente em junho de 1953.

 

HOMENAGENS À RAINHA 

A 6ª feira (9.set) foi marcada por tributos à rainha Elizabeth 2ª. O Palácio de Buckingham decretou luto real. O período começou a valer na 6ª e permanecerá até 7 dias depois do funeral da monarca. O enterro deve ser em 18 de setembro, no 10º dia de ritos oficiais.

A ocasião deve começar com uma procissão do Palácio de Westminster (que abriga o Parlamento britânico) até a Abadia de Westminster, e haverá um silêncio nacional de 2 minutos. Em uma grande procissão cerimonial, o caixão seguirá ao Hyde Park e será transferido para o carro funerário do Estado.

Depois será levado para Windsor, cidade na Inglaterra, onde haverá uma nova procissão. Na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, o caixão será, então, baixado na abóboda real. Atendendo ao pedido de Elizabeth 2ª, a rainha será enterrada ao lado de seu pai, o rei George 6º, da mãe, a rainha mãe Elizabeth, e da irmã, a princesa Margaret.

Também na 6ª feira (9.set), foram disparadas 96 salvas de tiros em referência à idade de Elizabeth 2ª. A homenagem foi registrada em cidades da Inglaterra, País de Gales, Irlanda do Norte e Ilhas do Canal.

Os integrantes do Parlamento se reuniram para uma sessão espacial. Depois de um minuto de silêncio, os parlamentares compartilharam histórias sobre a rainha e a homenagearam.

PODER 360