Foto: Reprodução

A Marinha do Brasil emitiu o laudo com um parecer acerca das manchas de óleo que surgiram em praias do Litoral paraibano. O documento foi divulgado nesta terça-feira (13). Os fragmentos de óleo foram encontrados em pelo menos seis praias da Paraíba e também de outros estados.

A análise feita pela Marinha chegou a algumas conclusões. A primeira conclusão foi de que se trata de um óleo de um tipo diferente do que foi encontrado em 2019. De acordo com a avaliação, esse óleo é um petróleo cru, que provavelmente foi descartado no mar após a lavagem de tanques de navios petroleiros.

O laudo informa ainda que o material tem também uma espécie de “impressão digital química”, que faz com que a análise consiga saber de onde ele veio. De acordo com esse traço analisado, o óleo é típico da região do Golfo do México.

Agora, ainda se as análises seguem para saber se houve algum tipo de evento que tenha provocado a chegada desses fragmentos até a costa e se realmente foi fruto da lavagem desses tanques de navios petroleiros.

 

t5