Rio de Janeiro - Edifício sede da Petrobras no Centro do Rio. (Fernando Frazão/Agência Brasil)

A Petrobras assinou na 6ª feira (23.set.2022) um contrato para fornecimento de até 12 milhões de barris de petróleo à estatal indiana IOC (Indian Oil Corporation). O acordo tem duração de 6 meses e poderá ser renovado por mais 1 ano.

A IOC produz aproximadamente 1,3 milhão de barris por dia. Controla 11 refinarias no país, com 26% do total da capacidade de refino indiano.

O contrato foi fechado em evento realizado em Brasília, com a presença do presidente da estatal brasileira, Caio Paes de Andrade, e o vice-ministro de Petróleo e Gás da Índia, Pankaj Jain.

Na ocasião, a Petrobras também assinou um memorando de entendimento com outra estatal, a Bharat Petroleum Corp. As duas devem estudar a possibilidade de fornecimento de petróleo no futuro.

A Índia é o 3º maior importador de petróleo do mundo, ficando atrás somente da China e dos Estados Unidos. O país consome cerca de 5 milhões de barris por dia.

O destino prioritário para o petróleo produzido pela Petrobras são suas refinarias próprias, enquanto o excedente é exportado”, afirmou a brasileira em nota nesta 2ª feira (26.set). No 1º semestre, a Petrobras exportou em média 537 mil barris de petróleo por dia.

PODER 360