Reprodução

Encerrada a apuração dos votos no segundo turno, o calendário eleitoral prossegue nessa segunda-feira (3) com várias determinações para o segundo turno. De acordo com o calendário eleitoral oficial elaborado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a partir das 17 de hoje, os candidatos que concorrerão ao segundo turno já podem realizar atos públicos como comícios.

Segundo a justiça eleitoral, hoje as 17h também podem funcionar alto-falantes ou amplificadores de som com propaganda eleitoral. Também fica permitida a realização de distribuição de material gráfico, caminhada, carreata ou passeata, acompanhadas ou não por carro de som ou minitrio, bem como a divulgação paga, na imprensa escrita, e a reprodução na internet do jornal impresso, de até 10 anúncios de propaganda eleitoral, por veículo.

Em relação ao trabalho da Justiça Eleitoral, está suspenso o fornecimento da certidão de quitação eleitoral pela internet, pelo Sistema Elo e pelo e-Título. A partir de hoje também as entidades fiscalizadoras podem solicitar à Justiça Eleitoral arquivos de computador relativos ao funcionamento das urnas eleitorais, bem como os arquivos de imagem dos boletins de urna, do Registro Digital de Votos e os relatórios de urnas substituídas e de comparecimento e abstenção dos eleitores.

Já a partir de amanhã, os eleitores já podem voltar a ser presos.

A propaganda eleitoral na televisão e rádio recomeçam na sexta-feira (7) que segue até o dia 28 de outubro. A votação do segundo turno acontece no dia 30 de outubro.

 

Mônica melo