Paraíba adota nova estratégia de imunização após baixa adesão da vacina contra dengue

O Governo da Paraíba, iniciou nesta quinta-feira (18), uma nova estratégia vacinal recomendada pelo Ministério Saúde. Após a baixa adesão em alguns municípios, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) ampliou temporariamente a faixa etária do público-alvo da vacina contra a dengue para 6 a 16 anos de idade, essa ampliação pode ser ainda maior caso a baixa adesão a vacina continue. A nova estratégia é utilizada para evitar perdas do imunizante que tem data de validade até o dia 30 de abril.

A chefe do Núcleo de Imunização do Estado, Márcia Mayara afirmou que ampliação pode chegar até mesmo a população de 4 a 59 anos de idade.

“Nós recebemos uma nota técnica do Ministério da Saúde onde essa nota técnica recomenda a estratégia temporária para vacinação contra Dengue com as doses disponíveis nos municípios com a validade até 30 de abril. Então os municípios que ainda têm doses disponíveis eles podem estar ampliando a vacinação da Dengue para as crianças e os adolescentes na faixa etária de 6 a 16 anos de idade. E a nota ainda traz uma outra recomendação em caso de necessidade essa estratégia pode ser ampliada para a população de 4 a 59 anos de idade”, declarou Márcia.

De acordo com o sistema de informação oficial do Ministério da Saúde, a Paraíba tem 29.019 doses aplicadas. A SES recebeu e distribuiu para os 24 municípios 37.040 doses.

“É importante frisar que essa ampliação de público é uma estratégia temporária só para o lote de vacina que tem validade até 30 de abril. Ampliando a faixa etária dentro do município, com a d1, o Ministério da Saúde vai garantir que essa criança ou esse adulto tome a d2 da vacina”, completou a chefe de imunização.