São João: veja em quais capitais do Nordeste a data é feriado ou ponto facultativo

0
12
São João: veja em quais capitais do Nordeste a data é feriado ou ponto facultativo — Foto: Agita Pirenópolis/Reprodução

Data não é considerada feriado nacional. Em mais da metade das capitais do Nordeste, o dia de São João, 24 de junho, é considerado feriado.

Em mais da metade das capitais do Nordeste, o dia de São João, 24 de junho, é considerado feriado por lei municipal ou estadual. Ou seja, os trabalhadores terão direito a folga no início da semana, na segunda-feira.

A data não é considerada feriado nacional. Portanto, o feriado só é considerado em cidades que o instituíram em lei municipal ou a partir de lei estadual. Apesar disso, cada município também pode decretar ponto facultativo.

Nesses lugares onde a data é feriado, a regra é que todos os trabalhadores sejam dispensados. Caso contrário, eles têm direito a receber o salário do dia em dobro ou uma folga compensatória.

Das 9 capitais do Nordeste, 5 decretaram a data como um feriado. (Confira a lista abaixo)

Capitais em que São João é considerado feriado

Nas cidades de Campina Grande e Caruaru, onde acontecem as maiores festas de São João do país, a data também é considerada feriado por lei municipal.

Nas capitais Fortaleza, São Luís, Teresina e Rio Grande do Norte, o dia 24 de junho é uma data normal do calendário municipal. Também não há legislação estadual que defina o São João no feriado. Até esta quarta-feira (19), não havia decreto de ponto facultativo nessas regiões.

O que é ponto facultativo?

Em dias de ponto facultativo, funcionários públicos são dispensados do serviço sem prejuízo da remuneração. A medida é decretada em dias úteis de trabalho, geralmente entre feriados e fins de semana.

Por g1 PB 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui