Escritora Silvinha França fala ao Jornal 850 sobre o lançamento do seu curta metragem

0
820
Foto: Daniele Souza

A cordelista, poetisa e escritora araçagiense, Silvinha França, esteve na manhã deste sábado (29), sendo entrevistada no Jornal 850 da Rádio Rural de Guarabira.

Na ocasião, ela falou sobre o lançamento do seu curta metragem “O Mistério da Lagoa do Caju”, uma produção que faz referência aos seus livros “Sitío arqueológico Lagoa do Caju” e “A princesa encantada do Reino de Araçagi”.

Segundo a poestisa, já são mais de quinze anos pesquisando sobre a Lagoa do Caju, patrimônio arqueológico localizado no município de Araçagi, agreste paraibano. Desde a escrita do seu Trabalho de Conclusão de Curso, que Silvinha vem enveredando suas pesquisas e produções literárias no âmbito da educação ambiental, tendo como cenário base a historicidade arqueológica araçagiense.

Foto: Daniele Souza

“Araçagi deveria e tem que dar mais valor ao patrimônio que tem em seu município. Quantos municípios paraibanos, a nível eu diria até de Brasil, têm sítios arqueológicos, a exemplo da Pedra do Ingá […]. Quantos outros municípios paraibanos, a exemplo de Sousa, no Vale dos Dinossauros, com o Sítio paleontológico e arqueológico… E Araçagi insiste ainda em permanecer com uma venda nos olhos e não despertar para a importância,  relevância que nós temos em nosso município”, afimou.

Silvinha França ainda falou sobre a importância da potencialização do turismo e até da geração de emprego e renda para a população araçagiense através do Sítio arqueológico Lagoa do Caju.

“Esse filme vem não somente mostrar a lenda que temos no município de Araçagi, o nosso patrimônio, divulgar o nosso patrimônio arqueológico, mas ele também trata da literatura de cordel. No filme, muitas das linguagens, a narrativa é feita da literatura de cordel.”, destacou Silvinha.

Foto: Daniele Souza

Segundo ela, o curta metragem já tem data marcada para o mês de julho, porém a escritora não a divulgou por enquanto.

Ainda em visita aos estudos da Rádio Rural, a escritora visitou a Redação do Portal Nordeste 1 para conhecer o Cantinho da leitura da empresa, criado com o intuito de promover a literatura dentro do universo jornalístico. Os livros do acervo são doações dos próprios profissionais que ali trabalham e, logicamente, a poetisa e cordelista Silvinha França ilustrou o acervo – que ainda está em fase inicial – com uma de suas obras, o livro “Sitío arqueológico Lagoa do Caju”.

Foto: Daniele Souza
Foto: Daniele Souza

O Jornal 850 é apresentado de segunda a sábado, das 6h às 9h, pelos jornalistas Leo Ferreira e Fernando Carvalho.

Foto: Daniele Souza

Por Redação Nordeste 1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui