Idoso em situação de abandono é resgatado e morre dois dias depois

0
653
Idoso em situação de abandono é resgatado pela Polícia Civil — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Após ser resgatado de um prédio em estado de alta insalubridade e ser transferido para um lar de idosos em Santa Rita, o idoso faleceu dois dias depois do resgate.

Um idoso de 78 anos em situação de abandono foi resgatado através de uma operação da Polícia Civil no bairro do Tambiá, em João Pessoa, e morreu dois dias depois do resgate, na noite deste domingo (30). De acordo com a Delegada Andrea Melo, o idoso sofria de demência e morreu de parada cardíaca.

O resgate foi realizado na manhã da última sexta-feira (28), com a participação de equipes da Polícia Militar e do Corpo do Bombeiros, que atuam juntos na Operação Virtude, iniciativa para verificar denúncias de crimes relacionados à violência contra idosos.

Segundo a Polícia Civil, o idoso foi encontrado em situação de visível abandono, em um prédio localizado no bairro de Tambiá, em João Pessoa e foi transferido para a Casa do Ancião Maria Ribeiro Diniz, abrigo especializado em Santa Rita. A denúncia partiu do Disque 100, serviço de utilidade pública do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Idoso resgatado — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Após o recebimento da denúncia, uma equipe de policiais e bombeiros militares foi enviada ao endereço informado para averiguar a situação. De acordo com a Polícia Civil, o local onde o idoso vivia foi encontrado em estado de alta insalubridade, sem as condições mínimas de habitação.

Fotos do local onde o idoso foi encontrado — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Durante a operação policial, uma mulher se apresentou como cuidadora do idoso, mas não estava com os documentos da vítima. Após investigação, a Polícia Civil chegou à informação de que a suposta cuidadora era na verdade vizinha do idoso e recebia o valor correspondente à aposentadoria dele.

Ela e o proprietário do prédio no qual o idoso vivia foram intimados a comparecer à Delegacia para prestar esclarecimentos.

Operação Virtude

Além de verificar denúncias anônimas, a Operação Virtude também realiza visitas às unidades que cuidam de pessoas idosas, inspecionando instalações, medicamentos e alimentos, dentre outros aspectos dos locais.

Denúncias podem ser feitas através do Disque-Denúncia 197 e do site da Polícia Civil. Nenhum dos meios de denúncia obrigam o autor da denúncia a se identificar.

Fonte: g1 PB 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui