Ministério dos Transportes assina acordo decisivo para implantação de VLT em CG

0
516

O ministro dos Transportes Renan Filho assina nesta quarta-feira, (03), em Brasília, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o município de Campina Grande (PB), dando início às medidas necessárias para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na cidade.

A solenidade acontece no Auditório da sede do Ministério dos Transportes na Esplanada dos Ministérios, em Brasília-DF e também contará com a participação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da Ferrovia Transnordestina Logística S. A., através da qual são definidas as diretrizes para cessão do trecho ferroviário que será utilizado no projeto.

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, participa por videoconferência. Estarão presentes na cerimônia deputados e senadores da bancada federal da Paraíba.

Pela proposta apresentada, o VLT de Campina Grande vai utilizar uma infraestrutura de trilhos vinculada à Ferrovia Transnordestina e que está atualmente em desuso. Dentre as ações presentes no ACT, estão o levantamento patrimonial e avaliação e da situação de bens na área em questão, a articulação com órgãos competentes para eventuais ações de desapropriação e o levantamento da documentação da área a ser utilizada, através da construção de um mapa georreferenciado.

A proposta de colocar o projeto em prática não é nova e surgiu há mais de uma década, ainda durante as campanhas de Veneziano para a prefeitura de Campina Grande. Em 2011, o senador, prefeito da cidade na época, autorizou a realização de estudos pela Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) para verificar a viabilidade do projeto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui