O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, e a cônsul geral dos Estados Unidos em Recife, Jessica Simon visitaram a Paraíba nesta quarta e quinta-feira (25). O governador João Azevêdo apresentou o potencial turístico do litoral e os projetos como o Polo Turístico Cabo Branco. As ações desenvolvidas no Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo (Citta) e na Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata) também foram discutidas na oportunidade.

Ele também falou sobre as expectativas para a concretização de parceria com os Estados Unidos para a ampliação do programa Gira Mundo. “Nós queremos estreitar a relação para que a gente possa enviar tanto estudantes, quanto professores ao país nos próximos anos”, comentou.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual destacou a satisfação de poder discutir o futuro da Paraíba com a Embaixada americana. “Essa foi uma visita honrosa, em que abrimos um canal direto de diálogo e tivemos a oportunidade de apresentar nossas potencialidades e de estreitarmos nossas relações, fazendo com que a Paraíba cresça e atraia novos investimentos, gerando emprego, renda e melhorando a qualidade de vida da nossa população”, declarou.

O embaixador Todd Chapman falou da alegria na visita oficial à Paraíba e disse estar muito feliz por conhecer todas as áreas fantásticas de João Pessoa. “O governador foi um excelente anfitrião, me mostrou todas as belezas, oportunidades econômicas e turismo. Fizemos um sobrevoo para ver as praias e todo o desenvolvimento turístico e espero que os Estados Unidos tenham mais relações com o Estado e com o governador pelo trabalho que ele vem fazendo”, analisou.

O secretário de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, falou das ações do Centro de Inovação Telmo Araújo, em Campina Grande, as parcerias com várias empresas privadas, como uma forma de atrair novas âncoras para prestação de serviços e de mostrar os grupos que já têm parcerias de longos anos. “Em relação à Codata, falamos de uma consultoria que foi financiada pelo governo americano, via USTDA, que fez uma análise do ponto de vista técnico-financeiro e propôs alguns cenários em relação ao Data Center e redes de dados, podendo advir novos acordos para que a consultoria continue em outros ramos”, disse.

O diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Rômulo Polari Filho, destacou  que o projeto do Polo Turístico Cabo Branco, consiste na construção de hotéis, resorts e atividades de animação turística, comércio e serviços em uma localização estratégica de João Pessoa.