Na manhã desta quinta-feira (03), a secretária executiva de Juventude do Estado e pré-candidata a deputada federal, Rafaela Camaraense, se filiou ao PSB.

O evento contou com as presenças de lideranças da sigla e aliados, além do governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), e do presidente estadual do partido, Gervásio Maia.

Em seu pronunciamento Rafaela frisou que duas são suas principais bandeiras de luta.

“Principalmente para pautar as bandeiras que defendemos: as mulheres, a juventude. E a gente observa o cenário hoje que praticamente nós não temos jovens na Câmara Federal. Esse é um momento extremamente oportuno para que, de fato, o jovem possa ter representatividade no cenário nacional e ser de fato protagonista”, argumentou.

Rafaela também agradeceu ao convite e afirmou que chegou para somar à sigla, que tem se reestruturado na Paraíba e tem em seu histórico a defesa de lutas sociais importantes.

“Tenho certeza que a minha filiação ao PSB não poderia ter acontecido em momento melhor: no instante em que o partido se reformula na Paraíba, crescendo, sendo plural, aberto ao diálogo e disposto a se reestruturar com a força das ideias de homens e mulheres que querem o avanço do nosso Estado”, ressaltou.

O governador João Azevêdo (PSB), que participou da filiação, enalteceu a chegada de Rafaela ao partido, assim como sua trajetória política. “Tenho certeza que com sua decisão você está construindo um futuro grandioso para a Paraíba e digo isso por tudo que você demonstrou, com seu trabalho junto à Secretaria da Juventude. Acreditamos nos mesmos ideais e, por isso, vamos construir esse projeto juntos”, afirmou.

Mais mulheres na política

O presidente da sigla no estado, o deputado federal Gervásio Maia, destacou a importância da filiação de Rafaela, reforçando o papel da mulher na política e na garantia de ocupação desses espaços. “É um prazer receber você; estamos iniciando a chapa e começando pelas mulheres, que precisam ter vez e integrar os espaços políticos. Esse é um projeto coletivo, onde um ajuda o outro e em outubro chegaremos vitoriosos”, assegurou.

O prefeito de Cuité, Charles Camaraense, também oficializou sua filiação ao PSB. Ele ressaltou a parceria com o governador João Azevêdo e o fortalecimento da candidatura de Rafaela ao escolher a sigla. “Vamos continuar o que já havíamos começado e temos total segurança que o saldo será de vitória”, pontuou.

A filiação de Rafaela acontece em um mês simbólico da luta pelos direitos e igualdade de oportunidade para a mulher. O PSB investe e incentiva a participação feminina na disputa eleitoral. As mulheres são 52,50% do eleitorado, mas, mesmo sendo maioria, elas foram eleitas para apenas 15% dos cargos eletivos nas eleições de 2020.