O levantamento do troféu da Champions League no Brasil tornou-se uma ocorrência regular desde o final dos anos 90. De fato, antes do sucesso do Real Madrid em 1998, que foi um primeiro título para Roberto Carlos e Sávio, apenas cinco outros astros do samba haviam conquistado a famosa European Cup – esse número agora está muito acima nos anos 50.

Com o palco montado para a final deste ano, onde o Liverpool está sendo cotado por esta casa de aposta Brasil para vencer o Real Madrid no Stade de France, até oito brasileiros poderão aparecer em Paris – com Casemiro, Marcelo, Rodrygo, Éder Militão e Vinícius Júnior representando Los Blancos, enquanto Alisson, Roberto Firmino e Fabinho estarão esperando ganhar um segundo título com os Reds.

Enquanto Casemiro e Marcelo poderão estar fora para conquistar o quinto título europeu de suas ilustres carreiras, Firmino estará em busca de se tornar um dos primeiros atacantes brasileiros a vencer a Champions League em mais de uma ocasião – selando verdadeiramente seu lugar como um dos melhores atacantes da história da competição.

Portanto, quer o contingente brasileiro no Liverpool acrescente uma segunda medalha de vencedor à sua coleção ou Rodrygo, Éder Militão e Vinícius Júnior acrescentem seus nomes ao rol de honra da competição com uma primeira vitória, vamos dar uma olhada em três dos melhores atacantes brasileiros na história da Champions League.

Neymar – 75 partidas, 41 gols, 33 assistências, um título

Neymar superou o lendário Kaká como artilheiro do Brasil na Champions League em 2018, e marcou 11 gols contra o antigo meio-campista do Milan e do Real Madrid, com um impressionante recorde de 41 gols e 33 assistências em 75 partidas em competições.

Agora com 30 anos, Neymar pode ficar um pouco decepcionado por ainda ter apenas um título da Champions League em seu nome – que ele conquistou com o Barcelona em 2014-15. Ele chegou a uma segunda final com o Paris Saint-Germain em 2020, mas eles foram derrotados por 1×0 pelo Bayern de Munique.

Roberto Firmino – 48 partidas, 20 gols, 13 assistências, um título

O já mencionado Firmino também ostenta um bom recorde na Champions League, com 20 gols e 13 assistências em 48 partidas para os Reds. Seu melhor retorno foi na campanha 2017-18, quando o Liverpool foi derrotado pelo Madrid, já que ele marcou 10 vezes em 13 jogos.

Ele ganhou sua primeira European Cup na temporada seguinte, enquanto o Liverpool venceu o Tottenham Hotspur por 2×0 em uma final totalmente em inglês, e “Bobby Dazzler” espera que ele consiga colocar as mãos no troféu pela segunda vez na França – que é o resultado esperado de acordo com a apostas na final da Champions League 2022.

Ronaldinho – 47 partidas, 18 gols, 11 assistências, um título

Outro jogador que de alguma forma só ganhou um título da Champions League durante seus dias de jogo, Ronaldinho conquistou os corações de milhões de fãs de futebol com seu incrível talento e habilidade. Seus 18 gols e 11 assistências em 47 partidas pelo Barcelona e pelo AC Milan também não são farejados.

Ronaldinho conquistou seu único título da Champions League com o Barça na temporada 2005/06, ajudando sua equipe a vencer o Arsenal por 2 a 1 na final. Ele marcou sete gols e deu sete assistências em 12 jogos dessa campanha, e nunca chegou a outra final da European Cup.

 

  • Portal Correio