Este ano, as 58 instituições que participaram da programação, somaram mais de seis mil pessoas desfilando. (Foto: reprodução)

O prefeito Bruno Cunha Lima prestigiou o desfile cívico-militar em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil, que reuniu cerca de 10 mil pessoas, na avenida Floriano Peixoto, no Centro de Campina Grande, nesta quarta-feira, 7 de setembro.

A programação teve início às 7h, na Praça da Bandeira, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Paraíba e de Campina Grande. Além do prefeito, prestigiaram as solenidades, o comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Arilson Valério; o comandante do 31º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz), coronel Wellington Junio Matheus Pires; e o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Campina Grande, tenente-coronel Jean Benício.

Este ano, as 58 instituições que participaram da programação, somaram mais de seis mil pessoas desfilando. O tema abordado pelas escolas da Rede Municipal de Ensino foi “Explorando as nossas raízes e a nossa cultura”.

Como tradicionalmente acontece, o desfile encantou o público presente e emocionou desde crianças até os mais experientes, como a aposentada Raimunda Coelho, que participa como espectadora do ato cívico há mais de 50 anos.

“Me emociona muito porque desfilei na adolescência e já assisti assiduamente os Desfiles. O coração sempre bate mais forte, principalmente depois de dois anos sem Desfiles por conta da pandemia. É só alegria”, declarou.

A dona de casa Jacilene Santos, acompanhada da família, em lágrimas, citou sua ligação com os Desfiles de 7 de Setembro. “Não consegui segurar o choro. Desfilei quando jovem e hoje faço questão de trazer os meus filhos para prestigiarem esse momento lindo. É muito simbólico”, pontuou.

Para o prefeito Bruno Cunha Lima, o Ato Cívico representa mais do que um gesto de reconhecimento do valor da Pátria, é um reforço do respeito à nossa identidade enquanto povo. “Este momento vai além da solenidade, do civismo, é uma forma de homenagear nossas raízes, nossa história, que hoje completa 200 anos de Independência. Para que a gente tenha perspectiva de futuro, é preciso respeitar o passado”, referendou Bruno.

O comandante do 31º Batalhão de Infantaria Motorizado, tenente-coronel Wellington Junio Matheus Pires, destacou a importância do retorno do Ato Cívico este ano. “Após dois anos sem o Desfile Cívico-Militar, em virtude da pandemia, é com muita alegria que nós comemoramos a volta da nossa festa da Independência Nacional. São 200 anos de história. É significativo demais para o povo brasileiro comemorar uma data tão importante”, considerou o comandante.

Galante

A programação da Semana da Pátria prossegue à tarde, no distrito de Galante. O evento conta com a participação de 19 instituições e deve ser finalizado às 17h. A concentração aconteceu em frente à Igreja Católica, com dispersão na Praça Central do distrito.

 

Assessoria / ClickPB