Foto: Reprodução

A Polícia Civil da Paraíba desencadeia nesta sexta-feira (23) o Dia D da Operação Vetus III, cujo foco é o combate à violência física, patrimonial, psicológica, sexual e institucional contra pessoas idosas. A Operação vem sendo executada desde 22 de agosto deste ano, com ações preventivas e repressivas em todo o Estado e teve como marco inicial a realização de uma palestra, realizada no dia 17 de agosto, com a participação presencial de 60 policiais civis, com transmissão aberta ao público pelas redes sociais, com orientações acerca do atendimento e acolhida humanizada à pessoa idosa, nas unidades de Polícia Civil, bem como a divulgação de diretrizes relacionadas à Operação Vetus III.

Como resultado da Operação Vetus III, foram realizadas diversas diligências e medidas de polícia investigativa e judiciária, dentre as quais apuração de 601 denúncias, atendimento a 480 vítimas (em suas residências ou em Delegacias de Polícia Civil), realização de 555 visitas/diligências policiais motivando a instauração de 41 Inquéritos Policiais, 25 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), representação por 38 Medidas Protetivas de Urgência e prisão de 15 pessoas em todo o período de execução das atividades da Operação, abrangendo 112 municípios paraibanos.

A Operação Vetus III é coordenada nacionalmente pela Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com a participação das polícias civis dos Estados e do Distrito Federal.

Na Paraíba, a ação mobilizou a equipe da Coordenação Estadual da Operação, as 4 Superintendências Regionais de Polícia Civil (João Pessoa, Campina Grande, Patos e Guarabira), as 24 Delegacias Seccionais de Polícia Civil, bem como a Coordenação das Delegacias Especializadas da Mulher, contando com a atuação de 120 policiais civis e 40 viaturas. A Operação desempenha hoje o Dia D, com foco no cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão, medidas protetivas, dentre outras providências para desencadear a conclusão dos trabalhos. As ações se desenvolverão no transcorrer do dia em todo o Estado.

Início

A operação Vetus teve sua primeira versão realizada no final do ano de 2020, tendo sido planejada para fazer frente ao aumento do número de denúncias no canal Disque 100 de abusos contra a pessoa idosa, registradas durante o período de maior isolamento da pandemia do Covid-19. O êxito da Operação Vetus em sua primeira versão motivou a realização de Operação Vetus II em 2021 e, neste ano, terceira edição da Operação.

A cada edição da Operação Vetus, os números vêm melhorando e os procedimentos de polícia investigativa e judiciária se aperfeiçoando, dando maior efetividade na prevenção e repressão a essa modalidade de crime, bem como incutindo na sociedade a importância de serem realizadas denúncias de práticas de infrações penais contra idosos.

Além do caráter de prevenção e repressão aos crimes contra a pessoa idosa, a Operação Vetus II também possui caráter didático-informativo e chama a atenção de toda a sociedade para a gravidade e a covardia dessa prática criminosa, além de mostrar a ação dos órgãos do estado (sistema de segurança pública, de justiça e de assistência social), sempre atentos e vigilantes para o acolhimento e proteção das vítimas, bem como a repreensão e punição de seus algozes.

MaisPB