Jair Bolsonaro e Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria

O presidente Jair Bolsonaro (PL) compartilhou nas suas redes sociais neste sábado (1) um vídeo do pelo primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, pedindo apoio ao presidente nas vésperas das Eleições.

“Meus amigos brasileiros! Vocês estão se preparando para uma importante eleição. Tenho servido meu país na Europa por mais de 30 anos. Já encontrei muitos líderes, mas vi muito poucos líderes tão excepcionais como o seu presidente, o presidente Bolsonaro. Fico feliz de ter tido a oportunidade de trabalhar com ele”, diz Orbán no vídeo.

Bolsonaro agradeceu o “reconhecimento do trabalho” feito na economia e na defesa de valores.

O Parlamento Europeu defendeu que o Estado de direito da Hungria foi degradado e não pode ser considerada uma democracia plena, tornando-se “um regime híbrido de autocracia eleitoral”.
O órgão critica a gestão de Orbán por nepotismo, corrupção, cooptação dos meios de comunicação, neutralização da oposição e perseguição a minorias e à população LGBTQIAP+.
Em fevereiro deste ano, Bolsonaro foi à Hungria e defendeu que na Amazônia não há desmatamento e elogiou o “pequeno grande irmão” e destacou os “valores” que ambos compartilham.

 

IG