Aesa-PB prevê chuvas pontuais e menos intensas nesta quarta-feira, na faixa litorânea

Segundo a Aesa-PB terá menos chuvas intensas na Paraíba (Foto: Nalva Figueiredo/Jornal CORREIO)

Ao longo desta terça-feira (28), João Pessoa foi surpreendida por intensas chuvas, que resultaram em uma série de problemas como carros submersos, pessoas ilhadas em casa e ruas alagadas.

De acordo com a meteorologista Marle Bandeira, da Agência Executiva de Gestão de Águas (Aesa-PB), à TV Correio, é comum que haja chuva nesta época do ano. “Nessa faixa litorânea, como também no Agreste e no Brejo, o período mais chuvoso é de abril a julho, o que faz com que maio também seja classificado da mesma forma”, afirma.

Segundo a meteorologista, as chuvas intensas são resultados de aglomerados de nuvens de chuva que se deslocaram do oceano Atlântico para a costa, tanto dos estados da Paraíba como do Rio Grande do Norte, trazendo bastante umidade. “Esses ventos são de baixos níveis, então ocasionam realmente este tipo de nebulosidade e também essas chuvas mais intensas”.

Nesta terça, foram registradas quatro horas de chuvas intensas. Duas foram em torno de 35 mm de chuva, em seguida diminuiu para 25 mm e, por fim, 17 mm.

Para esta quarta-feira (29), conforme a meteorologista, existe uma possibilidade de diminuição das chuvas. No entanto, também há bastante umidade vinda do oceano, podendo ocorrer chuvas pontuais nesta faixa litorânea nesta quarta e quinta-feira (30).

“Ainda é importante ter muito cuidado, pois o solo está saturado devido à muita chuva. E por conta das próximas chuvas que virão, devemos estar atentos”, completa.

 

Fonte: Portal Correio